Executive Summary #07: Indústria 4.0

Executive Summary #07: Indústria 4.0

Esta é a Executive Summary, a nossa newsletter para executivos e líderes que gostam de contar com uma curadoria de conteúdo e preferem um formato para ser consumido de maneira objetiva.

Na newsletter de hoje temos 3 tendências muito interessantes para suas estratégias de transformação digital:

Tendência 01/03
Indústria 4.0 é mais do que Fábrica 4.0

O que é?
Esta dica é baseada no artigo de mesmo nome do Silvio Meira, que você pode encontrar aqui. De maneira geral as empresas têm utilizado as novas tecnologias para digitalizar as fábricas “Mas o paradigma e o modelo mental de quase toda a indústria, [quase] até agora, ainda é definido pela linha de montagem móvel e a produção em massa, fenômeno secular, associado a Ford e “sua” linha de montagem de 1913 em Highland Park”.

Por que isto é interessante?
Segundo o autor há muito mais a explorar pois “Acontece que digitalização não muda fundamentos da criação, entrega e captura de valor; é apenas codificação de processos de suporte aos fundamentos, por um lado, e interfaces digitais de controle dos processos e uso de artefatos, por outro.”

Como posso colocar em prática?
Leia o artigo do Silvio Meira e implemente a verdadeira Transformação Digital da Indústria 4.0


Tendência 02/03
(In)Equidade de Gênero na Área de Dados

O que é?
Segundo a mais recente pesquisa State Of Data , apesar das mulheres serem 49% da população brasileira, elas são apenas 23,3% das profissionais em níveis de entrada na área de dados e apenas 13% nos níveis de gestão.

Por que isto é interessante?
Combater as diversas formas de preconceito presentes em nossa sociedade é algo muito importante para a qualidade de vida e produtividade das pessoas, o que possui impacto direto no faturamento das empresas.

Como posso colocar em prática?
Este é um tema muito grande para esta newsletter, mas começar a conhecer os dados da sua própria empresa pode ajudar a propor políticas para melhorar os indicadores definidos.


Tendência 03/03
Investimento privado em IA de 2021 é o dobro de 2020

O que é?
A mais recente pesquisa global AI Index Report traz um número muito interessante: o investimento privado em IA dobrou em 2021 (em relação a 2020), e também existe um número recorde de novas startups com soluções baseadas em IA.

Por que isto é interessante?
A concorrência é interessante para o mercado, pois torna as soluções mais acessíveis, além de permitir que players atuem em nichos específicos, podendo possuir soluções prontas para seus problemas e/ou oportunidades a serem exploradas.

Como posso colocar em prática?
Analisar o ecossistema de inovação de sua região pode trazer novos parceiros, que ajudaram você a atingir seus objetivos estratégicos.

pereira

Comments are closed.