Esta é a Executive Summary, a nossa curadoria de conteúdo para executivos e líderes que são stakeholders em projetos de Data & AI.
Na edição deste mês temos apenas 1 tendência: Data Mesh. Recomendamos a leitura do artigo original da Thoughtworks, que cunhou este termo.
Abaixo, o nosso resumo executivo:
Tendência 01/01
Data Mesh
O que é?
Esta dica é baseada no artigo original da Thoughtworks, que você pode encontrar aqui. Trata-se de uma proposta para mudarmos a forma monolítica de construirmos arquiteturas de dados, que perdura desde os tempos do Data Warehouse.
Por que isto é interessante?
As estruturas de dados modernas (ex: Data Lake), possuem diversas tecnologias para ingestão, armazenamento e uso dos dados, porém a arquitetura em si é geralmente monolítica e tratada por um time centralizado de especialistas. Este tipo de arquitetura não funcionou para a Engenharia de Software no geral, que se modernizou e se especializou em micro-serviços (lado técnico) e squads que gerenciam estes serviços (lado organizacional). Por isso, para que possamos escalar nossas estruturas de dados, temos que aplicar os mesmos conceitos a elas.
Como posso colocar em prática?
Leia o artigo para maiores detalhes, porém de maneira objetiva: é necessário que cada Domínio cuide de seus próprios dados, tanto de maneira operacional (OLTP) quanto de maneira analítica (OLAP). Aqui cabe a filosofia da Amazon Web Services: cada serviço construído deve servir como um bloco, que poderá sustenar a criação de novos serviços a partir destes.
Leave a Reply